23 de novembro de 2015

Resenha | Deadlight

Deadlight Deadlight é um jogo de plataforma e sidescrolling lançado para X360 e PC em 2012. Se trata do primeiro projeto da espanhola Tequila Works que se passa em 1986 logo após um surto epidêmico que destruiu boa parte da população transformando-a em zumbis. No jogo somos colocados na pele de Randall Wayne, um guarda florestal que no caos do surto foi separado de sua família, o objetivo então passa ser reencontrá-la na última zona segura, em Seattle.

Prós

A primeira coisa que você nota quando começa a jogar Deadlight é que o jogo é MUITO bonito. O visual 2.5D, a ambientação com cidades desoladas, os subúrbios destruídos e o contraste de luz e sombra passam ao jogador toda atmosfera um panorama daquele mundo pós-apocalíptico. Há certos momentos que você irá querer tirar um screenshot para colocar como papel de parede no desktop.

As cutscenes também são bem bonitas, elas parecem histórias em quadrinhos animada, algo muito semelhante ao que se vê em Metal Gear Solid: Peace Walker.

Como todo apocalipse zumbi, o fator sobrevivência é crucial está presente. Os zumbis, ou Shadows como são chamados aqui, estão presentes o tempo todo, entretanto nunca é uma boa estratégia enfrentá-los diretamente, isso porque eles quase nunca estão sozinhos, a melhor estratégia é evitá-los o máximo possível. Entretanto, quando não der para evitar, que são raras as vezes, você terá a disposição um machado (que irá gastar a sua stamina a cada golpe, deixando-o mais vulnerável aos inimigos) e algumas armas de fogo (como escopeta e um revolver, mas que possuem munição relativamente escassa).

Deadlight

Contras

Uma pena, porém, que a campanha de Deadlight seja curta. Acho que é possível fechá-la em aproximadamente 3h ou numa única tarde. Na minha opinião, o que faltou foram conteúdos extras ou DLCs que pudessem expandir o universo do game com personagens paralelos, até porque a jornada de Randall começa pela metade, há muito material que pode/poderia ser explorado.

Um outro ponto que pode ser um problema para uns, mas eu não me importo tanto com isso, é o fato do jogo ser muito linear e talvez isso explique um pouco a sua curta duração.

Entretanto o maior pesadelo de Deadlight está nos controles. De longe são uma das coisas mais frustrantes no jogo. Há momentos que os eles simplesmente não respondem como deveriam, principalmente quando você precisa fazer algo muito rápido. Há um trecho da estória, por exemplo, que o objetivo é fugir de um helicóptero. Para isso é necessário pular de prédio em prédio e saltar por algumas cercas. Nesse último caso, o personagem ficava de um lado da cerca e só era preciso dar um pulo pra frente para que ele fosse para o outro lado. O problema é que quando eu apertava para pular pra frente, ele simplesmente na outra direção de frente para a rajada de tiros - isso também quando ele decidia ficar pendurado. Até já perdi a conta do número de vezes que morri por causa dos controles.

Deadlight

Considerações

Deadlight não foi tão bem quanto poderia ter sido. Ele conseguiu uma média de quase 7 pontos no Metacritic. Entretanto, não posso considerá-lo um jogo ruim. Embora tenha sérios problemas com controles e uma campanha curta, o título é muito divertido e traz elementos novos para um gênero que está saturado. Sua bela estética 2.5D, sua narrativa e atmosfera criada faz de Deadlight um game satisfatório. Uma pena mesmo é que a Tequila Works não investiu em expandir o título com algum DLC, pois eu daria mais alguns reais para jogar conhecer outras histórias.



Vídeo

...

Esta resenha é baseada na versão para PC, se gostou deixe um curtir e compartilhe nas suas redes sociais. Elogios, críticas e sugestões deixe seu comentário abaixo, elas são muito bem vindas. Obrigado por assistir e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para manter um debate saudável onde todos possam participar, não aceitaremos comentários racistas, homofóbicos ou xenofóbicos de nenhuma natureza. Se isso acontecer o comentário será deletado e usuário banido.