5 de novembro de 2015

Video Games em prol da educação


Todos sabem que, hoje, nosso sistema educacional é carente de ideias inovadoras para formar mais que pessoas capacitadas, mas pessoas cidadãs. A educação é a chave para diminuirmos a pobreza, a criminalidade e nos colocarmos no mesmo patamar dos países de primeiro mundo. Infelizmente nossos vivemos num contexto de corte de recursos para educação. Falo isso porque eu sou vítima desse sistema.

Lembro que quando eu estudava, raramente o ano letivo começava com o quadro de professores completo, quando não era isso era a falta de estrutura. Um estudo publicado em 2013 revelou que apenas 0,6% das escolas no Brasil possuem a infraestrutura básica ideial para o ensino, ou seja, 99,4% das escolas não possuem laboratórios, quadras, biblioteca ou mesmo água encanada. Uma triste realidade para qual ainda não despertamos.

Desta forma ficamos a mercê das raras ideias inovadoras que conseguem chegar à luz do dia visando uma educação melhor... aliás, mais que isso, uma sociedade melhor.

E falando em ideias inovadoras e sendo este um blog sobre games, por que não aliar educação e video games? Provavelmente você já deve ter ouvido seus pais reclamarem sobre o tempo que você ficava na frente da TV jogando, e pediam pra você desligar e ir estudar. Mas o que eles não sabiam era do grande potencial que os video games têm na educação e no nosso desenvolvimento. Eu, por exemplo, não falo inglês, mas tudo o que eu sei de inglês eu aprendi jogando video game. Além disso os video games trazem benefícios para coordenação motora, visão, socialização e para o desenvolvimento do cérebro... e não sou eu que estou dizendo isso.

O fato é que eu sou totalmente a favor de usar os video games como um instrumento em benefício da educação e desenvolvimento, principalmente, das crianças. Por isso também apoio eventos que divulgam esse maravilhoso viés dos games.

Nesse mês de novembro, acontecerá no Rio de Janeiro o Jogos Colaborativos SESI 2015. O objetivo é mostrar que video games podem ser utilizados na prática pedagógica. O evento, realizado pela GF Corp e as Escolas SESI-RJ, irá promover um circuito de atividades dentro das escolas, mostrando aos alunos, através dos games, como colaborar é importante para vencer.
A atividade percorrerá onze unidades da rede, em várias regiões do Estado do Rio de Janeiro. Em cada unidade, uma estrutura de jogos eletrônicos com televisores de última geração e videogames Nintendo Wii U estarão disponíveis...

Datas, horários e locais de realização:

  • 05/11 das 8h às 17h
    Escola SESI Macaé - Alameda Etelvino Gomes, 155 - Riviera Fluminense - Macaé - RJ
  • 06/11 das 9h às 18h
    Escola SESI Duque de Caxias - Rua Arthur Neiva, 100 - 25 de Agosto, Centro - Duque de Caxias - RJ
  • 07/11 das 14h às 19h
    Escola SESI Resende - Avenida Marcílio Dias, 468 - Jardim Jalisco
  • 09/11 das 9h às 18h
    Escola SESI Barra Mansa - Av. Argemiro de Paula Coutinho, 2000 - Barra Mansa - RJ
  • 10/11 das 9h às 18h
    Escola SESI Petrópolis - Rua Bingen, 130 - Bingen
  • 11/11 das 8h às 17h
    Escola SESI Barra do Piraí - Av. Mário Salgueiro, 1065 - Belvedere
  • 12/11 das 9h às 18h
    Escola SESI Volta Redonda - Av. Lucas Evangelista, 595 - Aterrado
  • 14/11 das 8h30 às 12h
    Escola SESI Nova Friburgo - Rua Teresópolis, 248 - Vila Amélia
  • 17/11 das 9h às 18h
    Escola SESI Jacarepaguá - Av. Geremário Dantas, 342 - Tanque
  • 18/11 das 9h às 18h
    Escola SESI Nova Iguaçu - Rua Gerson Chernichard, 1321 - Bairro da Luz - Nova Iguaçu
  • 23/11 das 9h às 18h 
  • Escola SESI Itaperuna - Rua Dep. José de Cerqueira Garcia, 883 - Pres. Costa e Silva
Para quem se interessar fique sabendo que o evento será aberto a toda comunidade de graça. Mais informações entre em contato com uma das unidades SESI-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para manter um debate saudável onde todos possam participar, não aceitaremos comentários racistas, homofóbicos ou xenofóbicos de nenhuma natureza. Se isso acontecer o comentário será deletado e usuário banido.