7 de outubro de 2015

Consumidor pagando o pato: Governo de São Paulo cria imposto para softwares comprados pela internet (inclusive games)

Nos últimos anos temos visto esforços progressivos das empresas em trazer seus produtos por um preço mais realista ao bolso do consumidor brasileiro. Tais esforços se dão principalmente em investimentos em fábricas, com o objetivo de manufaturar alguns produtos e cortar custos com impostos. Entretanto, com a má gestão da economia brasileira por parte de nossos políticos, abriu-se um rombo nas economias do governo surgindo aí uma crise de âmbito nacional.


As primeiras consequências dessa crise já são vistas, como o fato de que a Microsoft aumentará o preço dos seus consoles e deixará de investir mais de US$ 50 milhões em uma nova fábrica em Manaus, porque não dá pra investir seu dinheiro num país que não sabe administrar seus gastos.

"Claro, tudo culpa da Dilma!"

Largue mão de ser inocente, jovem, e pare com essa polarização besta atribuindo a responsabilidade a uma única pessoa. Não estou defendendo partido x ou y, mas sabemos que nenhum partido ou político se salvam nessa história. Todos são, de alguma forma, responsáveis pela atual situação. Todos, se tiverem uma oportunidade, mamarão nas tetas do governo.

O fato é que o país está em crise e quem deve arcar com as consequências somos nós, brasileiros huehue. Até porque hoje saiu a notícia de que o governo de São Paulo irá cobrar impostos sobre softwares baixados na internet, o que inclui aplicativos e games.
A tributação irá mudar a base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o tributo passará a ser definido com base no preço total do produto, incluindo o software em si, além de qualquer suporte físico (como CDs) e outros valores. Hoje, o imposto incide apenas sobre mídias físicas.
Essa nova lei entrará em vigor no mês de janeiro, mas já há uma mobilização por parte de advogados contra o aumento.

Há muita coisa em jogo aqui. Primeiramente e mais importante é a questão da pirataria. Somos um país conhecido por isso, se tornando uma barreira para que as empresas invistam ou não no país. Aumentar impostos sobre algo que já é bem caro, me parece dar mais um argumento para que as pessoas abandonem a legalidade e passem a consumir produtos de forma ilícita. Aliás, tenho visto um engajamento maior das pessoas em querer parar de consumir games piratas e comprarem jogos originais, principalmente de forma digital que é mais barato.

Essa lei é um retrocesso e um tapa na cara de um mercado que tem dado seus primeiros passos (um mercado com potência, deve-se frisar).

Bom, pelo menos podemos aproveitar uma última promoção de verão do Steam sem se preocupar em falir, né...

Fonte: Adrenaline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para manter um debate saudável onde todos possam participar, não aceitaremos comentários racistas, homofóbicos ou xenofóbicos de nenhuma natureza. Se isso acontecer o comentário será deletado e usuário banido.