10 de outubro de 2015

[Hands on] E esse Star Wars Battlefront que mal conheço e já considero pacas

Eu não podia fechar essa semana sem poder comentar um pouco a respeito de Star Wars Battlefront. Não que minha opinião valha de alguma coisa, mas saca quando você joga um título bom e você tem a responsabilidade social de falar para as pessoas que elas precisam jogar também? Bom, esta é minha situação... e caramba, eu queria fazer um suspense a respeito do teor desse hands on mas já entreguei tudo na na introdução. :/

Devo confessar que estou meio de saco cheio de first person shooters. Acho que joguei tanto Call of Duty e Battlefield que acabei me enjoando do gênero, até porque ano após anos são as mesmas franquias, com as mesmas mecânicas e poucas novidades. Mas daí anunciaram Star Wars Battlefront e meu olhos brilharam para o gênero novamente.

Agora, nesta semana, a EA liberou o beta do jogo e enfim podemos ver como estão ficando as coisas. Alguns mais apressadinhos encontraram um meio de se adiantar e rodar o beta antes, mas não os culpo porque o jogo é fantástico!

Primeiro o que o beta traz?

Só pra contextualizar os leitores, o beta traz dois modos multiplayers e uma missão que pode ser jogado com um amigo em rede ou com tela dividida (esse eu dispensei, confesso).

No que tange ao multiplayer, temos um modo chamado Drop Zone, onde o objetivo é proteger uma série de pods, sendo cinco jogadores de cada lado. Simples assim, mas bem divertido. Eu sugiro começar por ele, acho que é um bom modo de jogo para quem pegando as coisas. #ficaadica

O outro modo de jogo é o Walker Assault (que eu chamo simplesmente de Walker) é sem dúvidas o mais divertido, pois é um modo de jogo que ferve de jogadores (20x20) e que tem muito a ver com a batalha de Hoth no episódio V. O objetivo depende de que lado da batalha você está: se você cair no lado Império, seu o objetivo é proteger seus AT-ATs no campo de batalha para que eles destruam a base rebelde; mas se você estiver no lado dos Rebeldes, seu objetivo é destruí-los antes que eles cheguem a sua base. Também muito simples entender a dinâmica.


Já a missão é jogada em dupla naquele velho esquema de tela dividia ou via rede. O objetivo é sobreviver as ondas de inimigos, que ficam mais difíceis conforme você vai progredindo. Nada revolucionário, por isso nem cheguei a jogá-lo (sorry).

Beleza parça, mas fale mais do modo Walker?

Eu vou me focar aqui no modo Walker que é o mais divertido e pra mim é o que deu mais noção das mecânicas do jogo.

Primeira coisa que deve-se destacar é que por ser um beta você espera por vários prolemas, e um deles inclui esperar um bom tempo pra participar de uma partida, mas isso não aconteceu com Battlefront, pelo menos não comigo. Participar de uma partida foi extremamente rápida, talvez pelo engajamento da galera. Outro ponto é que não sofri de latência ou problemas na conexão com o servidor. Tudo rodou como deveria nesse quesito.

Uma vez na partida a expectativa era pra ver como estavam os gráficos, e cara que coisa linda. A sensação é que você foi jogado no episódio V. Andar por baixo de um AT-AT desperta seus sentimentos nerds reprimidos (ui!)... e quando você encontra com um Luke ou Darth Vader pela primeira vez. Meu deus, parecia uma criança! Nessas horas eu só parava pra contemplar e claro que morria em seguida, porque as partidas são frenéticas.


Entender como as coisas funcionam no campo de batalha demorou um pouco também. Como eu controlo os AT-ST? Ou pego um X-Wing? Ou mesmo aquela granada térmica que acabou de me matar? Praticamente todas essas coisas estão espalhadas pelo cenário na forma de medalhas (não sei como definir aquilo), o trabalho fica somente em encontrar a medalha que você está procurando, sem morrer no processo. Porém, depois de um tempo você saca a localização delas e tudo fica mais fácil.

Além disso demora-se um pouco pra se acostumar com as mecânicas. Por exemplo:  seus itens não acabam, você pode usá-los o quanto quiser, embora tenha um tempo mínimo entre um uso e outro; as armas não possuem recuo e não é necessário recarregá-las, o que pela força do hábito me via apertando R pra recarregar daí pensava "esqueci que isso não é Battlefield".

Falando em Battlefield, as pessoas estavam comparando Battlefront com ele. Pra mim a única similaridade eram os gráficos lindos, os mapas imensos e a disponibilidade de veículos aéreos. Só. Não dá para escolher área de respawn ou simplesmente dar respawn em um veículo, e não há esquadrões, uma pena já que era uma das coisas que mais curtia em Battlefield.

Mas o jogo não está perfeito, sei disso

Em questão de experiência não tenho o que reclamar. Battlefront te entrega um ótimo título do universo de Star Wars. Mas isso não significa que tudo é perfeito, ele tem suas falhas também. Na minha opinião pouquíssimas, mas elas existem.

A princípio o que mais senti do pouco que brinquei com Battlefront foi o desequilíbrio nas partidas. Deu para contar nos dedos o número de vezes que os Rebeldes conseguiram destruir os AT-AT e vencer a partida. Quem está jogando do lado do Império tem os benefícios de ter a disposição vários veículos. O próprio AT-AT pode ser controlado e ele possui um poder de fogo devastador. Cabe aos que estão no lado rebelde, portanto, jogar mais em grupo caso queiram realmente vencer a partida.

Na minha opinião, faltou um maior equilíbrio entre os times.


Outro ponto negativo foi a questão da sensibilidade do mouse. Toda hora que eu pegava uma arma montada eu precisava diminuir a sensibilidade senão ficava impossível atirar nos inimigos. Qualquer mexidinha no mouse era um movimento brusco na mira... um pesadelo de precisão. A jogabilidade nas naves também é outro pesadelo, mas como sou ruim pra caramba em caças e naves, nem vale a pena comentar.  ¯\_(ツ)_/¯

E por último, algo que vai prejudicar muitos jogadores é a falta da otimização para PC. Sei que o jogo é pesado por conta dos gráficos e tal, mas pedir 16GB de RAM como configuração recomendada é meio exagerado, não lembro de outro jogo que pediu algo assim - as últimas levas de títulos têm pedido no máximo 8GB de RAM.

Considerações...

São poucos jogos baseados em alguma outra obra que conseguem te transportar para aquele universo -  de cabeça cito apenas a série Batman Arkham. Hoje esta lista aumentou com Star Wars Battlefront. O jogo é divertido, simples e estar imerso em uma das cenas da saga que eu mais sou apaixonado é muito bacana, principalmente quando você se depara com o Luke e o Darth Vader no campo de batalha; quando isso acontecia eu só soltava um "Caramba!".

Há algumas ressalvas sim, mas elas podem ser resolvidas com o tempo ou mesmo até o lançamento. O beta fica aberto até segunda-feira (12/10) e eu aconselho vocês abrirem uns 10GB no HD e darem uma brincada. Com o feriadão aí tenho certeza que você não vai se arrepender.


Star Wars Battlefront chega às lojas no dia 17 de novembro, para PC (Origin), PS4 e XOne.

E quem jogou, o que achou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para manter um debate saudável onde todos possam participar, não aceitaremos comentários racistas, homofóbicos ou xenofóbicos de nenhuma natureza. Se isso acontecer o comentário será deletado e usuário banido.