27 de outubro de 2015

Hadouken! Sony dá o golpe final no PSVita

Graças a Deus que sai dessa pira de ter um console portátil, o primeiro e único que tive foi um PSP modelo 2000. Não que eu não tenha gostado do console, na verdade o PSP tinha um potencial enorme, assim como sua biblioteca. Aliás o que eu mais gostava nele era a possibilidade de rodar jogos antigos e títulos do PSOne, através de emuladores - sim, eu tinha um console desbloqueado, me julguem. Entretanto, com os smartphones eu comecei a perceber que investir em um portátil não seria lucro pra mim.

Eu sei que para quem joga nada substitui os bons botões físicos, mas é sério que você pagaria quase R$800 (hoje) por algo que só dá pra jogar, sendo que com o mesmo valor você poderia comprar um bom smartphone que tem uma infinidade de aplicativos, jogos e outras parafernálias úteis para o dia a dia? Com isso em mente nunca nutri uma empolgação pelo Vita ou qualquer outro portátil.

Mas pelo jeito nem a Sony ficou...


Nestes últimos dias, a Sony declarou que não irá mais desenvolver títulos para o Vita e que todas as atenções dos estúdios first parties irão para o PS4. Só para ter uma ideia de como a coisa está ruim para o lado do Vita, hoje aconteceu a Paris Games Week e a conferência da Sony foi marcada por diversos títulos novos para PS4, algumas títulos para o PlayStation VR e nada de Vita - pelo menos durante a uma hora e meia do que eu assisti. Na verdade o console não foi nem mencionado.

Uma pena, já que na minha opinião o Vita tinha um potencial incrível, principalmente pelas sua features. A possibilidade, por exemplo, de jogar seus títulos do PS4 no Vita é um daqueles recursos que nos fazem pensar de como seria legal ter um Vita.

Além disso, o que chama atenção, é que ele é um pequeno monstrinho. O poder de fogo do console, demonstrado com o lançamento de Uncharted: Golden Abyss, criou uma expectativa de que quantas outras franquias de peso dos estúdios da Sony, como um outro prequel de God of War ou spin off de inFamous, poderiam dar as caras no console. Infelizmente só ficou no Uncharted mesmo e numa versão mais ou menos de Killzone.

Aliás, se não fosse pelos indies, principalmente Minecraft, o Vita estaria pior.

Mas o problema não está apenas nos jogos, os desenvolvedores de aplicativos também estão pulando fora. O Google foi a primeira empresa a picar mula, retirando o YouTube e o Maps da loja da PlayStation Store. Pelo o que me lembro, o Facebook também parou de dar suporte ao seu aplicativo.

Resumindo: a galera está abandonando o Vita e o console parece fadado a ser uma plataforma para JRPGs e games Indies. Não dá para ser otimista com o futuro já que não acredito que os estúdios investirão numa plataforma cuja a própria empresa que o criou acredita.

Se não há jogos e nem aplicativos, o que resta para o Vita?

2 comentários:

  1. Poxa uma pena, tive um psp wue comprei em 2005, foi um dos melhores portáteis que já tive, comprei o Vita logo no lançamento pensando que teria o mesmo sucesso, me arrependi, estou com um baita console na mão mas sem conteúdo decente para ele. Poderiam ao menos liberar o conteudo do Playstation 2 para ele, daria uma sobrevida ao aparelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vita continua sendo um ótimo console para dois tipos de pessoa: para quem gosta de indie games e para quem possui um PS4. Ele contou com todas as melhorias que o PSP precisava, mas é uma pena mesmo a falta de entusiasmo da Sony

      Excluir

Para manter um debate saudável onde todos possam participar, não aceitaremos comentários racistas, homofóbicos ou xenofóbicos de nenhuma natureza. Se isso acontecer o comentário será deletado e usuário banido.